OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS

O Evento terá lugar nos dias 18 a 19 de Novembro de 2021 na província  de Inhambane

OBJECTIVOS e resultados esperados

1. A 2ᵃ Edição da Conferência pretende abordar as áreas temáticas definidas com o objectivo geral de “avaliar progressos alcançados na promoção e integração do desenvolvimento das economias do mar no contexto da Economia Azul sustentável, baseado no conhecimento científico e tecnológico.

2. O objetivo geral definido será alicerçado através de abordagens que permitam:

A. Dar continuidade a reflexão sobre o estágio regional da utilização sustentável dos oceanos;
B. Partilhar os principais avanços do país na governação do oceano, incluindo os compromissos assumidos na I Conferência;
C. Consolidar o envolvimento e cooperação entre as várias partes interessadas na utilização dos oceanos;
D. Divulgação dos mecanismos de investimento e mobilizacao de recuros para o desenvolvimento da Economia Azul em Moçambique;
E. Promover possibilidades de investimento nas áreas da economia azul alavancando e facilitando as parcerias públicas – privadas.

3. Os resultados esperados encontram – se alinhados com os objectivos acima identificados na perspectiva da definição dos passos subsequentes pós conferência traduzindo-se estes no seguinte:

(1). Partilhadas experiências e progressos sobre modelos e abordagens de implementação de iniciativas em Economia Azul para a maximização do potencial dos Oceanos, particularmente o Ordenamento do Espaço Marítimo.

(2). Assumidos compromissos com os diversos intervenientes e Parceiros de Cooperação, para o desenvolvimento da capacidade de investigação científica e tecnológica que atenda às necessidades nacionais e regionais de crescimento azul.

(3). Identificados elementos para o aprimoramento de uma visão comum de desenvolvimento em torno do recurso compartilhado que é o Oceano Índico, e como fazer convergir acções para concretizar os compromissos assumidos no âmbito da implementação do ODS14.

(4). Reforçada a cooperação de forma a ancorar a implementação da Economia Azul numa forte colaboração regional e internacional mediante abordagens estruturadas, modelos integrados e mecanismos (institucionais e financeiros) de operacionalização.

(5). Mapeados os desafios e oportunidades para a intervenção de diferentes actores no contexto actual decorrente da situação de saúde publica que enriqueçam as acções actualmente em curso de desenvolvimento Plano de Acção Desenvolvimento de Economia Azul para referência de implementadores, investidores e parceiros de cooperação internacional.

Contactos